Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43469

Compartilhe esta página

Título: Crédito consignado no contexto da Covid-19: um estudo de caso dos aposentados e pensionistas na cidade de Cachoeirinha-PE.
Autor(es): MACEDO, Joyce Rafaely da Silva
Palavras-chave: Créditos; Empréstimos bancários; Dívidas pessoais; Administração financeira; COVID-19 (Doença)
Data do documento: 9-Dez-2021
Citação: MACEDO, Joyce Rafaely da Silva. Crédito consignado no contexto da Covid-19: um estudo de caso dos aposentados e pensionistas na cidade de Cachoeirinha-PE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente estudo visa analisar como se deu a contratação do crédito consignado do INSS no contexto econômico delicado, da pandemia da Covid-19. Como objetivos específicos, buscouse analisar as causas que levaram ao aumento da contratação do consignado entre os aposentados e pensionistas neste período, conceituando a origem, normas e as legislações do crédito consignado; pontuando a crise proveniente da pandemia, quais os impactos, e as restrições adotadas; compreender a funcionalidade das agências de crédito; e analisar o impacto causado nas finanças dos aposentados com a aquisição de empréstimos. A presente pesquisa norteia-se quanto aos fins como uma pesquisa exploratória; quanto aos meios utilizou-se da pesquisa participante; quanto a natureza da pesquisa, foi realizada uma abordagem qualitativa . Para instrumento de coleta de dados utilizou-se o questionário aplicado por conveniência com 148 indivíduos, onde observou-se o perfil destes aposentados e pensionistas do INSS que fizeram a aquisição do consignado no período de abril de 2020 a agosto de 2021, analisando seu perfil comportamental, o sexo, o grau de instrução, a renda mensal, a quantidade de empréstimos e valores descontados. Como principais resultados da pesquisa, verificou-se que a grande maioria recebe apenas um salário mínimo e que comprometeram sua renda em torno de 40%, sendo as mulheres o grupo que recorre mais a essa modalidade de empréstimo. Apesar de ser uma contratação segura e de fácil acesso, o crédito consignado é mal visto por muitos, sendo líder de reclamações bancárias. Conclui-se que a pandemia agravou não apenas a saúde, mas também a economia de muitas famílias, que não tiveram alternativa a não ser suprir as necessidades básicas por meio de produtos financeiros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43469
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACEDO, Joyce Rafaely da Silva.pdf679,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons